Tem uma questão? Encontre a sua resposta aqui.
Para que tipo de dor Elmetacin® está indicado?
Está indicado no tratamento de quadros dolorosos e inflamatórios do aparelho locomotor, nomeadamente:
- Lesões traumáticas e desportivas: distensões, contusões e entorses;
- Dores musculares ligeiras a moderadas;
- Afecções reumatismais dos tecidos moles: tendinite, tenossinovite, periartrite do ombro;
- Afecções reumatismais degenerativas: artrose (incluindo a da coluna vertebral).
Como aplicar?
Elmetacin® é um medicamento para uso cutâneo e aplica-se por pulverização cutânea. Conforme a extensão da zona a tratar, aplicar 5 a 15 pulverizações, três a cinco vezes por dia. A dose máxima diária não deverá ultrapassar os 25 ml de solução.
Não aplicar mais de 5 dias para a dor, excepto se por indicação médica. Vaporizar em qualquer posição.
Se utilizar mais Elmetacin® do que deveria: Não foram descritos casos de sobredosagem ou de intoxicação com o medicamento.
Caso se tenha esquecido de utilizar Elmetacin®: Caso se tenha esquecido de utilizar Elmetacin®, aplique a solução quando se lembrar. Se já estiver próximo da aplicação seguinte, aplique apenas esta, sem aumentar a dose administrada.
Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.
A partir de que idade se pode utilizar Elmetacin®?
Elmetacin® não deve ser utilizado por crianças com menos de 14 anos de idade, a não ser que prescrito pelo seu médico.Pode ser utilizado durante a gravidez e/ou amamentação?
Não deve utilizar Elmetacin® no último trimestre de gravidez. Durante os primeiros 6 meses de gravidez e durante o aleitamento, o uso deste medicamento deve ser motivo de especial ponderação do médico.Existem efeitos secundários?
Como todos os medicamentos, Elmetacin® pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.
Em casos raros, pode ocorrer reacção cutânea local ou alergia de contacto, dores de cabeça, tonturas e reacções a nível gastrointestinal. Muito raramente, pode aparecer vermelhidão, seguida da formação de grandes bolhas, chegando o doente a ter aspecto de grande queimado (necrólise epidérmica tóxica) ou síndroma de StevensJohnson.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.