banner 1

Como Recuperar da Dor Muscular Pós-Treino?

A Dor Muscular de Início Tardio (DMIT) é um fenómeno bastante comum entre quem pratica desporto. A recuperação dos músculos depende de vários fatores, que vão desde a preparação física do indivíduo à intensidade do treino realizado. Saiba o que provoca esta dor e como lidar com ela.

 

As dores musculares acontecem por várias razões, mas o princípio comum está no facto de submetermos os nossos músculos a um esforço maior do que o habitual. Isso sucede quando iniciamos uma atividade física, após um período de inércia, quando mudamos a nossa rotina de treino ou fazemos exercícios mais intensos do que é hábito. Aí, é normal sentir dor e esta acaba por desaparecer ao fim de poucos dias.

Outra situação diferente é quando a dor pós-treino resulta de insuficiências ou incorreções. Por exemplo, quando não realizamos um aquecimento adequado dos músculos, quando usamos equipamento que não é o mais apropriado ou quando não temos o devido conhecimento das técnicas próprias de determinada modalidade. A par disto, existem os acidentes e as quedas que também podem deixar sequelas físicas.

Qualquer que seja a atividade física, é essencial conhecer bem os seus princípios de treino através de profissionais especializados ou outros atletas mais experientes. E, para recuperar melhor e mais depressa da DMIT, experimente estas 5 ideias:

ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO ADEQUADAS
Para quem pratica desporto, é fundamental uma alimentação equilibrada com predomínio das frutas, legumes e proteínas e o menos possível de alimentos processados. Beber muita água também é mandatório, uma vez que esta ajuda à regeneração muscular. Não se trata apenas de fazer exercício, mas de se optar por um estilo de vida mais saudável.

DORMIR BEM
Uma noite de sono completa e tranquila vai ajudar e muito na recuperação das dores musculares. Enquanto dormimos, o nosso corpo está a regenerar as células e os tecidos e é bom dar-lhe esse tempo. É por isso que o sono tem uma relação direta com performance desportiva.

MASSAJAR A ÁREA AFETADA
Uma boa massagem permite algum alívio das dores musculares, pois permite aos músculos relaxarem e ganharem maior flexibilidade. É uma atividade que pode ser praticada por um profissional, mas também em casa pelo próprio atleta.

DEIXAR O ÁLCOOL E O TABACO
Todos estamos familiarizados com os (elevados) efeitos nocivos destas duas substâncias sobre o corpo de qualquer pessoa comum. No caso de quem pratica desporto e procura recuperar de esforços intensos, o álcool e o tabaco tornam-se ainda mais problemáticos.

CONTINUAR A EXERCITAR OS MÚSCULOS
A solução para as dores pós-treino não é parar. Pelo contrário, continuar a praticar e manter os músculos em ação é uma boa ideia. Podem ser exercícios mais leves, como uma simples caminhada ou passeio. Isto vai ajudar o corpo a adaptar-se melhor ao esforço a que o submetemos.

 

Fontes (17/03/2023):
https://www.bemestaresaude.pt/como-recuperar-da-dor-muscular-associada-ao-pos-treino/

sexta-feira, 29 setembro 2023 17:22
Desporto na Terceira Idade: Benefícios, Modalidades e Cuidados a Ter.

Desporto na Terceira Idade: Benefícios, Modalidades e Cuidados a Ter.

Não existem dúvidas de que o exercício físico numa idade mais avançada traz inúmeros benefícios, funcionando como um retardador do envelhecimento e uma forma de prevenir doenças, mas igualmente como um estímulo das capacidades motoras, cognitivas e sociais do indivíduo. Conheça aqui as melhores opções a ter em conta.

Escolha o seu Desporto de Eleição.

Escolha o seu Desporto de Eleição.

Todos nós temos o nosso desporto favorito. Seja qual for aquele que acha mais motivante e adequado a si, não se esqueça de que este deve contemplar as 3 dimensões básicas do treino: flexibilidade, fortalecimento e aeróbica. Escolha bem e não se esqueça de que pode ir sempre variando de atividade.

Lesões Desportistas.

Lesões Desportistas.

As lesões desportivas são uma realidade com que os atletas têm sempre de contar. Há que diminuir as probabilidades de ocorrerem e até a sua extensão. Por outro lado, recuperar bem e rapidamente, é outro objetivo.

siga-nos nas redes sociais

Deve ler cuidadosamente todas as informações constantes da embalagem do medicamento e do seu folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, deve consultar o seu médico ou farmacêutico. Consulte o folheto informativo aqui: Elmetacin®