As dores musculares acontecem por várias razões, mas o princípio comum está no facto de submetermos os nossos músculos a um esforço maior do que o habitual. Isso sucede quando iniciamos uma atividade física, após um período de inércia, quando mudamos a nossa rotina de treino ou fazemos exercícios mais intensos do que é hábito. Aí, é normal sentir dor e esta acaba por desaparecer ao fim de poucos dias.
Outra situação diferente é quando a dor pós-treino resulta de insuficiências ou incorreções. Por exemplo, quando não realizamos um aquecimento adequado dos músculos, quando usamos equipamento que não é o mais apropriado ou quando não temos o devido conhecimento das técnicas próprias de determinada modalidade. A par disto, existem os acidentes e as quedas que também podem deixar sequelas físicas.
Qualquer que seja a atividade física, é essencial conhecer bem os seus princípios de treino através de profissionais especializados ou outros atletas mais experientes. E, para recuperar melhor e mais depressa da DMIT, experimente estas 5 ideias:
ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO ADEQUADAS
Para quem pratica desporto, é fundamental uma alimentação equilibrada com predomínio das frutas, legumes e proteínas e o menos possível de alimentos processados. Beber muita água também é mandatório, uma vez que esta ajuda à regeneração muscular. Não se trata apenas de fazer exercício, mas de se optar por um estilo de vida mais saudável.
DORMIR BEM
Uma noite de sono completa e tranquila vai ajudar e muito na recuperação das dores musculares. Enquanto dormimos, o nosso corpo está a regenerar as células e os tecidos e é bom dar-lhe esse tempo. É por isso que o sono tem uma relação direta com performance desportiva.
MASSAJAR A ÁREA AFETADA
Uma boa massagem permite algum alívio das dores musculares, pois permite aos músculos relaxarem e ganharem maior flexibilidade. É uma atividade que pode ser praticada por um profissional, mas também em casa pelo próprio atleta.
DEIXAR O ÁLCOOL E O TABACO
Todos estamos familiarizados com os (elevados) efeitos nocivos destas duas substâncias sobre o corpo de qualquer pessoa comum. No caso de quem pratica desporto e procura recuperar de esforços intensos, o álcool e o tabaco tornam-se ainda mais problemáticos.
CONTINUAR A EXERCITAR OS MÚSCULOS
A solução para as dores pós-treino não é parar. Pelo contrário, continuar a praticar e manter os músculos em ação é uma boa ideia. Podem ser exercícios mais leves, como uma simples caminhada ou passeio. Isto vai ajudar o corpo a adaptar-se melhor ao esforço a que o submetemos.
Fontes (17/03/2023):
https://www.bemestaresaude.pt/como-recuperar-da-dor-muscular-associada-ao-pos-treino/