Naturalmente que o mais importante é sentir-se bem ao fazer desporto. Ter o corpo e a mente livres para aquilo que planeou fazer e ter alegria e vontade de treinar são fatores decisivos para que a experiência seja gratificante (e eficaz).
Com a consolidação do exercício é natural que os objetivos se tornem mais específicos e isso leve a uma periodização mais padronizada do processo de treino. Também, aos pouco, vão-se conhecendo melhor as respostas do corpo aos diferentes estímulos, incluindo a questão do melhor horário.
À partida, não existe nada que mostre que o momento certo para treinar é este ou aquele. Mas a verdade é que a altura do dia tem influência sobre a forma como o corpo sente e reage ao praticar exercício. A explicação está no nosso ritmo circadiano, o qual é influenciado pelo movimento de rotação da Terra e tem impacto sobre as nossas funções metabólicas, designadamente a pressão arterial, a temperatura do corpo, os níveis hormonais e o ritmo cardíaco.
Treinar de manhã tem a vantagem de despertar o corpo e acelerar o metabolismo desde cedo. Isso ajuda ao bom humor, à regulação do apetite, a uma maior concentração e foco, aproveitando-se mais o dia. E, se o treino for feito, em jejum, queima-se cerca de 20% da gordura acumulada. A desvantagem é a de se começar com o corpo ainda frio e pouco disponível.
Ao contrário, o treino vespertino aproveita o facto de o corpo já estar mais energizado, existindo maior tolerância à dor e uma menor suscetibilidade para lesões. Pode também ser mais fácil arranjar companhia para treinar, ainda que possam surgir imprevistos ou atrasos que comprometam o treino.
À noite, o exercício permite relaxar os músculos do corpo e aproveita-se a energia acumulada ao longo do dia. Com o metabolismo já em declínio, regista-se uma produção maior de massa muscular e uma maior queima da massa gorda. Esta é a melhor altura para os treinos de força com mais carga, pois os níveis de flexibilidade, força e coordenação estão mais altos.
Qualquer que seja a opção, é fundamental que o plano de treino respeite a sua disponibilidade e as aptidões do corpo. É prioritário que este retire o máximo prazer do exercício.
Fontes (17/03/2023):
https://www.holmesplace.com/pt/pt/blog/fitness/qual-o-melhor-horario-para-treinar-manha-tarde-ou-noite