A causa mais comum das dores musculares prende-se com a prática de atividades físicas. Nestes casos, é normal que se criem fortes tensões musculares, numa ou em mais partes do corpo, podendo até existir sobrecarga de esforço sobre certos músculos em particular. Também pode surgir algum tipo de lesão, sobretudo quando o exercício físico é muito exigente ou mal preparado, com falta de aquecimento no início ou de recuperação muscular no final. Mas nem todas as dores musculares estão necessariamente relacionadas com a prática de atividade física.
Estas podem também ser consequência de algumas patologias, como é o caso da fibromialgia, da síndrome de fadiga crónica, da síndrome de dor miofascial ou até de infeções, que podem ir da simples gripe à poliomielite, passando pelas infeções bacterianas.
Existem, ainda, situações como os distúrbios autoimunes (lúpus, dermatomiosite e polimiosite), o uso de certos medicamentos ou drogas, como estatinas, inibidores da ECA ou cocaína, problemas da tiroide ou a hipocalemia (níveis baixos de potássio no sangue) que podem dar azo ao aparecimento de dores musculares. Para o alívio destas, existem vários tratamentos que podem ser realizados em casa.
Desde logo, dar descanso aos músculos que acusam dor ou desconforto, permitindo-lhes recuperar. É também importante realizar algum alongamento suave e contínuo destes, evitar atividades de muito impacto ou levantamento de grandes pesos até a dor desaparecer.
Para aliviar a tensão, pratique ioga ou meditação. Outras opções passam por se tomar um analgésico de venda livre, como o ibuprofeno ou aplicar gelo na zona dorida, de modo a lhe dar algum alívio e reduzir a inflamação (gelo por 1 a 3 dias e calor após esse período).
Se as dores musculares não desaparecerem após alguns dias de descanso, deve consultar o seu médico. Fontes (13/03/2023): https://www.healthline.com/health/muscle-aches