Podemos sentir dores musculares sem fazer exercício físico: o stress, a tensão, pequenas lesões ou alguns movimentos mais bruscos podem estar na origem destas. Contudo, o mais comum é a atividade física ser mesmo a grande responsável por sentirmos dor ao nível dos músculos.
As dores musculares estão relacionadas com a acidez e a degeneração muscular e ocorrem em resultado de esforços extremos, sejam por estes serem mais intensos ou mais prolongados. O incómodo que acarretam depende muito da idade e do metabolismo de cada um e, de um modo geral, surgem no próprio dia da atividade e prolongam-se pelas 36 a 48 horas após o exercício.
Para proporcionar algum alívio e facilitar a recuperação, o mais aconselhável é dar descanso ao corpo e evitar esforços intensos na zona afetada. Sobrecarregar os músculos pode conduzir a lesões nestes, além de agravarem as dores. Experimente aplicar gelo diretamente sobre as zonas doridas para aliviar a dor e reduzir a inflamação. Pode também massajar estas áreas, diminuindo as enzimas inflamatórias que são libertadas com a degradação das fibras musculares e trazendo-lhes mais oxigénio.
E, como mais vale prevenir que remediar, nunca se esqueça de fazer um bom aquecimento dos músculos antes de praticar exercício, alongando-os bem no final. Até quando as dores resultam da tensão, o alongamento dos músculos pode ser muito útil e benéfico. Outra medida importante é beber sempre muita água, antes, durante e após a atividade, uma vez que esta ajuda à oxigenação. Finalmente, opte por fazer exercício físico com regularidade, sem grandes paragens para habituar o corpo ao esforço.
Fontes (13/03/2023):
https://www.medis.pt/mais-medis/bem-estar-e-desporto/por-que-tem-dores-musculares/