No caso de uma lesão decorrente da prática de exercício físico, deve-se analisar os sintomas evidentes no imediato: se existe dor, sensação de calor ou formigueiro, coloração ou inchaço, por exemplo. Em casos mais agudos, é fundamental não insistir na atividade e pedir ajuda médica, de modo a se conhecer a verdadeira extensão da lesão.
Genericamente, estas podem ser classificadas como macrotraumáticas ou microtraumáticas. As primeiras têm origem numa forte agressão, como são os casos das roturas musculares ligamentares, das fraturas ósseas ou das entorses articulares. As segundas, são sobretudo lesões decorrentes de sobrecargas de esforço, em que existe repetição de certos movimentos que resultam em microtraumatismos.
Diferentes regiões do nosso corpo têm as suas lesões desportivas“próprias”. São elas:
ANCA
Aqui temos as trocanterites; lesões ligamentares; instabilidade articular; dor na anca, região inguinal ou glútea; "pubalgia"; lesões tendinosas.
COLUNA
Neste caso, são comuns as cervicalgias; lombalgias; doença do disco; dor ciática; espondilolistese ;desvios escolióticos; hérnias discais.
JOELHO
Vulgarmente, existem entorses; lesões dos meniscos; lesões nos ligamentos (laterais ou cruzados); lesões da cartilagem; roturas de tendões; tendinites.
OMBRO E COTOVELO
Surgem luxações no ombro; roturas tendinosas; tendinites; bursites; entorses da articulação acromioclavicular; lesões da coifa dos rotadores; “ombro congelado”; fraturas; epicondilite e epitrocleíte.
TORNOZELO E PÉ
Sobretudo, entorses; lesões da cartilagem; roturas tendinosas; tendinites; fraturas de stress; fasceíte plantar; esporão calcâneo.
MÚSCULOS E TENDÕES
Nesta zona, roturas; estiramentos; tendinopatia do tendão de Aquiles; tendinopatia quadricipital; tendinites; tendinoses.
Qualquer destas lesões não deve ser confundida com as normalíssimas dores musculares que resultam do esforço realizado em cada treino e que desaparecem ao fim de poucas horas ou dias. Nestes casos, é necessária a intervenção de um médico especialista que analise com rigor a área atingida e a profundidade da lesão.
Fontes (17/03/2023):
https://www.cuf.pt/saude-a-z/lesoes-desportivas