A gonalgia pode ser gerada por algum tipo de traumatismo ou torção, em resultado de uma prática desportiva intensa, por exemplo, mas pode também dever-se a fatores como a obesidade ou a diabetes e, em casos mais raros, infeções ou tumores ósseos.
Consoante a origem, existem tratamentos que ajudam a prevenir a dor e diminuir algumas limitações de mobilidade que os pacientes possam sentir. Sintomas como estes (e outros mais) podem revelar algum tipo de dano nas partes que compõem a articulação do joelho: ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Como estes funcionam em conjunto, de modo a assegurar a integridade da articulação, qualquer dano numa das partes pode comprometer a funcionalidade desta no seu todo.
ORIGEM TRAUMÁTICA
É comum existirem queixas de dor no joelho em resultado de atividades desportivas, ocorrendo isso frequentemente em idades mais jovens. No caso de traumas a nível das articulações do joelho, estes podem ser agudos ou lesões de sobrecarga.
Os traumas agudos são pontuais, resultam de um traumatismo direto ou torção e podem ter como explicação uma rotura do ligamento cruzado anterior e/ou rotura do menisco. Já as lesões de sobrecarga dizem respeito a esforços prolongados, os quais podem conduzir a desgastes precoces, por exemplo das articulações que revestem os ossos.
ORIGEM PATOLÓGICA
Aqui, encontramos outro tipo de questões e bem diversas.
Desde logo, a gonalgia pode ter uma origem degenerativa que provoque um desgaste prematuro da articulação, a nível das cartilagens ou dos ossos. Estamos, então, perante uma gonartrose, a qual afeta sobretudo idades mais avançadas. Com o desaparecimento das cartilagens, em casos mais avançados, os ossos entram em contacto e a dor instala-se.
Também se pode dar o caso de a gonalgia estar associada a uma doença inflamatória do tecido conjuntivo que afete a cartilagem articular. Trata-se, assim, de uma doença de origem reumática. A um outro nível, poderá existir uma causa tumoral, sendo estes casos mais raros. Ou, ainda, uma origem infeciosa em que agentes patogénicos atacam a articulação do joelho, infetando-a.
Qualquer que seja a explicação, um médico especialista poderá proceder a uma despistagem do que está a afetar a articulação e provocar a dor, aconselhando a terapia mais adequada. Se é o seu caso. Fale com um.
Fontes (22/09/2022):
https://www.lusiadas.pt/blog/doencas/sintomas-tratamentos/gonalgia-varias-causas-para-dor-joelho